As Vantagens de Investir em um Planejamento Previdenciário

 O planejamento previdenciário é uma ferramenta essencial para garantir que o segurado do INSS obtenha a melhor aposentadoria possível em termos de maior valor possível e menor tempo de contribuição. 
 
Esta é uma iniciativa poderosa até mesmo o servidor público. Aliás se você é servidor público temos um E-book inteiramente grátis aqui no site tratando especificamente deste tema. Sinta-se à vontade para fazer o download.
 
O planejamento consiste em analisar todo o histórico previdenciário e trabalhista, corrigir eventuais falhas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), e avaliar qual é o momento ideal e a modalidade mais vantajosa de aposentadoria. Vamos examinar!
 
Vantagens do Planejamento Previdenciário
 
1. Melhor benefício financeiro: O planejamento ajuda a escolher o tipo de aposentadoria que maximiza o valor do benefício, considerando regras de transição e possibilidades específicas para cada caso.
 
2. Evitar atrasos: Identificar e corrigir pendências no CNIS previamente reduz o risco de “cumprimento de exigências” feitas pelo INSS, acelerando a concessão do benefício.
 
3. Escolha do momento ideal: Em alguns casos, esperar alguns meses ou ajustar contribuições pode impactar positivamente no valor da aposentadoria.
 
4. Tranquilidade: Garantir que todos os períodos de contribuição estejam corretos e documentados evita problemas futuros.
 
5. Redução de custos: Antecipar a organização documental diminui o risco de judicializações ou atrasos, economizando tempo e dinheiro.
 
Documentos Necessários
 
• CNIS atualizado;
 
• Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
 
• Comprovantes de contribuições individuais (GPS, carnês);
 
• Certidões específicas (como a CTC para servidores públicos);
 
• Laudos médicos ou PPP para atividades insalubres/periculosas;
 
• Decisões judiciais que reconheçam períodos de trabalho ou contribuições.
 
• Se há tempo rural envolvido qualquer documento que possa comprovar essa situação, tais como atestados escolares, certidões de nascimento, documentos relacionados com a terra, certidões do INCRA, declarações dos sindicatos de trabalhadores rurais, etc.
 
Etapas do Planejamento
 
1. Reunião de documentos: Levantar todo o histórico contributivo e trabalhista e reunir toda a documentação necessária para a análise.
 
2. Análise do CNIS: Identificar e corrigir inconsistências como vínculos ou remunerações ausentes.
 
3. Simulações de benefícios: Avaliar diferentes cenários, considerando as regras antigas, as vigentes atualmente e as de transição.
 
4. Correções e ajustes: Regularizar pendências no INSS e ajustar contribuições futuras, se necessário.
 
5. Definição da estratégia: Escolher a melhor modalidade e momento de aposentadoria com base nas análises.
 

Conclusão

 
• O planejamento previdenciário pode ser decisivo para você escolher corretamente o melhor benefício e o melhor momento para se aposentar. Ele também garante que nada seja deixado de fora e que 100% de suas contribuições válidas e de seu tempo de serviço seja corretamente computado pelo INSS, resultando em um benefício mais vantajoso.
 
• É como ir ao médico preventivamente: é mais barato, mais vantajoso e menos problemático do que ter que lidar com uma doença. Pense nisso!
Se você precisar de ajuda, considere entrar em contato conosco para saber como elaborar o seu próprio planejamento previdenciário.
 
Por Rafael P Mallmann